Notícias do dia

Raupp destaca defensivo agrícola natural desenvolvido pela Embrapa

raupp _22
Foto: Jefferson Rudy/Ag.Senado

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) elogiou o trabalho da Embrapa no desenvolvimento de um defensivo agrícola natural capaz de combater os nematoides, pragas que provocam grandes prejuízos ao setor.

Os nematoides, observou o senador, atacam as raízes da soja e do algodoeiro e geram perdas bilionárias todo ano. O defensivo da Embrapa é elaborado a partir de resíduos de plantas usadas na produção de biocombustíveis.

Assim, segundo ele, além de evitar perdas econômicas, o controle biológico de pragas por meio de defensivos verdes, como esse desenvolvido pela Embrapa, também reduz os impactos que o agronegócio produz no meio ambiente e atende às pessoas que desejam adquirir produtos livres de pesticidas ao longo da cadeia produtiva.

“A estimativa do valor bruto da produção agropecuária do estado de Rondônia, em 2017, é de R$ 8,5 bilhões, o maior dos últimos nove anos. Na safra atual, o café volta a ser o principal produto agrícola do estado em valor, com 34%, seguido pela soja, com 30%, e o milho, com 18 % do valor total da lavoura. Esses números, por si mesmos, demonstram o impacto que essa nova tecnologia pode ter para os produtores de Rondônia”, destaca o parlamantar.

Associada a esse defensivo está a pesquisa em nanotecnologia que permite que o produtor aplique, de forma correta e eficiente, esses produtos no processo de controle de pragas, acrescentou Valdir Raupp.

*Da Agência Senado
*Foto capa: Waldir Pereira Dias/Embrapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading