Notícias do dia

CNA aprova decisão da Camex de taxar importação de etanol em 20%

alcool
Foto: André May/Embrapa

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) considera positiva a taxação em 20% do etanol importado pelo Brasil. A decisão foi aprovada pela Câmara do Comércio Exterior (Camex) nessa quarta-feira (23), por unanimidade. A medida vigorará por 24 meses e valerá para volumes acima de 600 milhões de litros.

A decisão, anunciada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, atende pedido do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e de representantes de entidades do setor sucroenergético.

Em ofício enviado aos membros da Camex no dia 17 de agosto, o presidente da CNA pediu que a importação do etanol fosse taxada em 20%. Segundo a entidade, a medida se justifica diante dos diferentes níveis de exigências à comercialização do produto nacional em comparação ao importado, o que vinha causando fortes distorções no mercado brasileiro.

A importação com alíquota zero vinha prejudicando principalmente os produtores do Nordeste, para onde se destinava a maior parte do produto vindo dos Estados Unidos. De janeiro a junho deste ano, o Brasil importou 1,3 bilhão de litros de etanol.

No pedido aos membros da Camex, João Martins explicou que a importação do etanol “vem causando prejuízos ao setor sucroenergético brasileiro, que tem 2% de participação no Produto Interno Bruto (PIB), sendo responsável pela geração de quase 1 milhão de empregos diretos, em 30% dos municípios brasileiros”.

Com informações da CNA

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading