Notícias do dia

Projeto quer integrar áreas protegidas da Amazônia e setor produtivo sustentável

acre_floresta
Iniciativa busca fortalecer conservação da região amazônica – EBC

As ações para integração “sem fronteiras” nas áreas protegidas da Amazônia precisam ser reforçadas para fortalecer a conservação e o uso sustentável que proporcione o bem-estar das comunidades locais.

O pedido para que medidas com esse propósito sejam adotadas foi feito, esta semana, durante o painel sobre oportunidades e desafios no ecoturismo, apresentado no Diálogo Introspectivo da Paisagem do Sul, proposto pelo Projeto Regional de Integração de Áreas Protegidas do Bioma da Amazônia.

Reunidos em Cobija (Bolívia), representantes dos setores de produção sustentável e projetos de turismo no Brasil, na Bolívia e no Peru apresentaram algumas medidas que consideram fundamentais neste momento. Entre elas, a elaboração de um inventário de ecoturismo e produtos da biodiversidade de paisagens.

Eles também sugerem que sejam promovidos estágios e treinamentos para criar redes virtuais que facilitem o intercâmbio de informações, além da vinculação das atividades desenvolvidas por especialistas e acadêmicos. O evento facilitou o estabelecimento de acordos entre representantes de áreas protegidas e instituições de produção sustentável e turismo.

De acordo com Loudes Ruck, delegado especialista do Sistema Nacional de Áreas Protegidas Naturais do Peru, um dos principais objetivos do evento foi o de que as áreas naturais protegidas contribuam para a economia de cada país e tragam benefícios às pessoas que vivem nele.

Aprender mais com a natureza

Para Tiago Juruá, chefe da Reserva Extrativista Cazumbá – Iracema (BR), um dos desafios do projeto é aprender mais com a natureza. “Sabemos que não existe essa separação por fronteiras e isso significa aprender a pensar na paisagem como um tudo.”

“O Diálogo também destacou a necessidade de, no futuro, pensarmos em um corredor turístico que envolva os três países com seus maiores atrativos naturais, como forma de gerar renda e preservar os recursos das áreas protegidas”, ressaltou Claricas Guerra, chefe da direção regional de Comércio, Assuntos Externos e Turismo de Madre de Dios.

A iniciativa Paisagem do Sul é composta pela Reserva Comunitária Parque Nacional Purús e Alto Purús, no Peru; Reserva Extrativista Parque Estadual Cazumbá-Iracema e Chandless, no Brasil e Reserva National Manuripi Wildlife Reserve, na Bolívia.

Os participantes do evento esperam ações facilitadoras para que os resultados futuros se reflitam num planejamento territorial melhor e com aproveitamento sustentável. A iniciativa é apoiada pelo Projeto Integrando Áreas Protegidas do Bioma Amazônia (Iapa) – Amazon Vision e seus parceiros.

O projeto é financiado pela União Européia e coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além do território francês-guianês, que compartilha o Bioma Projeto Amazon, estão envolvidos no projeto.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading