Notícias do dia

Entidades do setor agropecuário pedem a Temer que suspenda cobrança retroativa do Funrural

a senado funrural
Kátia Abreu é autora da proposta promulgada por Eunício (C) Waldemir Barreto/Senado

Em carta aberta ao presidente Michel Temer, representantes de entidades e de movimentos ligados ao setor agropecuário pedem ao governo que cumpra a resolução promulgada pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, proibindo a cobrança retroativa de dívidas dos produtores com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).

A Resolução 15 do Senado é o resultado da proposta da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) que suspende a aplicação de dispositivos da Lei da Seguridade Social relativas à contribuição para a Previdência do trabalhador rural, trechos considerados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010 e 2011.  O projeto foi aprovado em agosto deste ano.

“Reiteramos nosso compromisso e disposição de colaborar com um país de ordem e progresso, alicerçado no respeito entre os Poderes e na garantia da legalidade, reconhecendo na Resolução 15, de 2017, que pôs fim ao Funrural, um instrumento legítimo, de cumprimento da mais lídima e salutar Justiça e que devolve segurança jurídica para que possamos continuar produzindo, gerando empregos, riquezas e divisas para o desenvolvimento do Brasil”, diz a carta.

No documento encaminhado a Temer, as entidades lembram que hoje o setor reúne cerca de 5 milhões de produtores, encarregados, cada um, de alimentar, em um ano, 150 a 200 pessoas, de acordo com o USDA/Farmer Feed US. “Nossa responsabilidade, a cada safra, portanto, é de colocar alimento na mesa para 1 bilhão de pessoas no Brasil e em todo o mundo”, destacam os autores do documento.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading