Notícias do dia

Paranaguá recebe o maior graneleiro da história; navio carregará farelo de soja

Navio Stella Dawn aporta em Pgua.
Foto: Ivan Bueno/Appa

Chegou nesta semana à área de fundeio do Porto de Paranaguá o navio Jubilant Devotion. A embarcação carregará 87 mil toneladas de farelo de soja, a maior operação graneleira da história do porto, equivalente a mais de 2,9 mil carretas carregadas de produto.

Antes do Jubilant Devotion, o maior carregamento feito pelo porto tinha sido o navio Nord Cetus, que embarcou 84,7 mil toneladas em 2013.

Nesta mesma semana, outra embarcação, o Stella Dawn, atracou no Porto de Paranaguá para carregar soja e bateu o recorde de produtividade em uma janela de seis horas. O navio embarcou 16,54 mil toneladas de grãos na última terça-feira (6), volume equivale à carga de cerca de 75 caminhões por hora de operação.

O Stella Dawn, de bandeira de Cingapura, está atracado no berço 213 do Corredor de Exportação e levará a soja para o mercado asiático. Ao todo, o navio vai embarcar 65 mil toneladas de produto.

Navio Stella Dawn aporta em Pgua.

Produtividade

Estes números marcam o início do período de escoamento da safra e comprovam o aumento de produtividade do Porto de Paranaguá na exportação de grãos. “Já tivemos um salto de movimentação no ano passado e este novo cenário só reforça que todos os esforços em repotenciamento do porto elevaram o patamar de capacidade e agilidade de escoamento de Paranaguá”, destaca o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

“Os resultados estão ocorrendo ainda antes da conclusão da dragagem de aprofundamento do Porto, que será concluída em agosto deste ano”, acrescenta.

Ao todo, já foram investidos R$ 657 milhões no Porto de Paranaguá desde 2011. Isso resultou em um aumento de 25% na movimentação de cargas neste período, de acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Somente no ano passado, o porto teve uma alta de 14% nas suas operações, o dobro do crescimento da média nacional. Apenas em equipamentos que carregam os navios de grãos, os shiploaders, a Appa investiu R$ 59,4 milhões.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading