BrasilNotícias do dia

Greve dos caminhoneiros: Temer convoca forças de segurança para desbloquear estradas

 

temer temer 25 25
Foto: Marcos Corrêa/PR

O governo federal convocou as forças federais de segurança pública para desbloquear as estradas ocupadas por caminhoneiros em greve desde segunda-feira (21) contra a alta do óleo diesel. Também pedirá aos governos estaduais que tomem providência semelhante. O anúncio foi feito há pouco pelo presidente Michel Temer, em pronunciamento à Nação.

Temer lembrou do acordo entre o governo e as lideranças nacionais do setor do transporte de cargas, anunciado na noite de quinta-feira (24), para acabar com a paralisação. Segundo ele, “minorias radicais’ [de caminhoneiros] estariam bloqueando estradas e impedindo o abastecimento de alimentos, combustíveis e medicamentos.

De acordo com Temer, o governo atendeu as principais reivindicações da categoria. Entre elas, a redução de 10% no preço final do diesel, a estabilidade da cotação do produto por 30 dias para dar previsibilidade ao setor e o acordo com o Congresso Nacional para zerar a Cide sobre o preço do óleo diesel.

Além disso, acrescentou Temer, o governo se comprometeu em enviar ao Congresso Nacional medida provisória que garanta aos caminhoneiros autônomos o transporte de 30% das cargas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Nesse diálogo, contamos com o apoio decidido do Congresso Nacional”, destacou o presidente.  “Atendemos 12 reivindicações prioritárias, mais ou menos, dos caminhoneiros, que se comprometeram a encerrar a paralisação imediatamente. Esse foi o compromisso conjunto.”

Conforme o presidente, esse deveria ter sido o resultado do diálogo. “Muitos caminhoneiros estão fazendo a sua parte, mas infelizmente uma minoria radical tem bloqueado estradas, impedimento que muitos caminhoneiros levem adiante o seu desejo atender a população e fazer o seu trabalho”, enfatizou.

“Quero anunciar, portanto, e de imediato vamos implantar o plano de segurança para superar os graves efeitos do desabastecimento causado por essa paralisação. Comunico que acionei as forças federais de segurança para desbloquear as estradas e estou solicitando aos governadores que façam o mesmo.”

“Não vamos permitir que a população fique sem os gêneros de primeira necessidade. Não vamos permitir que consumidores fiquem sem produtos. Não vamos permitir que hospitais fiquem sem insumos para salvar vidas. Não vamos permitir também que crianças sejam prejudicadas pelo fechamento de escolas, como não vamos permitir que produtores tenham seu trabalho ainda mais afetado.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading