CooperativismoNotícias do dia

Coamo realiza 12º Encontro de Inverno na Fazenda Experimental

encontro de inverno coamo.JPG
Foto: Coamo/Divulgação

Com alternativas rentáveis, o inverno pode se tornar lucrativo para o homem do campo. São inúmeras as novidades tecnológicas para passar por esta estação com dinheiro no bolso ou, pelo menos, preparado para um verão mais promissor. Com essa premissa, a Coamo realiza todo ano o Encontro de Inverno da Fazenda Experimental. Neste ano, nos dias 18 e 19 de julho, a 12ª edição trouxe sete estações de pesquisa para centenas de cooperados de toda a área de ação da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

É uma oportunidade ímpar, em que os associados conhecem o que há de mais moderno para as culturas de inverno e tem contato com os principais institutos de pesquisa do país. “Temos diversas pesquisas desenvolvidas na Fazenda Experimental e com resultados excelentes. Esse evento é para apresentar os melhores ensaios e preparar os cooperados para produzir mais, gerando renda e qualidade de vida no campo”, afirmou o chefe da Fazenda Experimental da Coamo, Lucas Simas.

O gerente de Assistência Técnica da Coamo, Marcelo Sumiya, disse que o objetivo da 12ª edição do Encontro de Inverno foi cumprido. “Em cada edição percebemos o entusiasmo e participação dos associados nas estações. Eles questionam e têm uma boa interação com nossos técnicos e pesquisadores. O que foi apresentado nesta edição será efetivamente aplicado nas propriedades e percebemos isso pelo interesse que os associados demonstraram nesse encontro, assim como nos demais.”

Segundo o superintendente técnico da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, o encontro realizado no inverno tem o objetivo de mostrar aos cooperados alternativas para desenvolver a atividade na propriedade durante o período. “O inverno é uma estação com mais riscos climáticos, dificultando as opções de se obter uma atividade econômica. Por isso, o Encontro na Fazenda Experimental é uma grande oportunidade que os nossos cooperados têm, de conhecer alternativas viáveis para manter o campo lucrativo o ano todo.”

Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o cooperado precisa se manter atualizado para sair na frente no campo da produção. “O Encontro de Inverno é tão importante quanto o de verão. Sempre sugerimos que o cooperado não deixe a terra descoberta no inverno, pois ele só tem a ganhar. É uma lavoura de risco, mas se ele tiver bons resultados lucrará e, se não der ele ganha na rotação de culturas. A propriedade rural precisa ser encarada como um sistema único, onde as safras se completam.”

Mais de mil pessoas participaram dos dois dias do Encontro de Inverno. Os experimentos envolveram técnicos da Coamo e pesquisadores de instituições públicas e privadas de pesquisas.

No Encontro deste ano foram apresentados os seguintes temas: Resposta da adubação em pastagens de inverno; Planejamento forrageiro e utilização de silagem; Manejo de azevém resistente a herbicidas; Cultivares de trigo; Plantabilidade: fatores que interferem na qualidade do plantio; Como armazenar e conservar concentrado na propriedade; Manejo de mofo branco em soja.

Da Coamo

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading