BrasilNotícias do dia

Hospital gaúcho demite 350 empregados e terceiriza serviços

hospital mae de deus fachada divulgacao
Hospital de Porto Alegre terceiriza serviços de limpeza e nutrição – Foto: Divulgação

Mais de 300 trabalhadores foram demitidos pelo Hospital Mão de Deus, de Porto Alegre, nesta quarta-feira (5). As demissões são atribuídas à terceirização dos serviços de higienização e nutrição da instituição. O caso foi denunciado ao Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS), que prometeu dialogar com o hospital para evitar as dispensas dos funcionários.

Uma das primeiras medidas é uma reunião de mediação do sindicato, junto com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), nesta quinta-feira (6), para tentar a reintegração dos servidores desempregados. Após a mediação deve ocorrer um protesto em frente ao Mãe de Deus.

“O profissional da saúde, em qualquer uma das áreas, é focado no combate a infecções, tem um conhecimento diferenciado. O que estão fazendo é a terceirização da saúde, isto mata”, disse ao site do Correio do Povo o vice-presidente da entidade, Julio Appel.

Ainda de acordo com ele, o sindicato não foi informado antecipadamente sobre as demissões. “São 350 famílias demitidas, quando a economia do país está em colapso e o mercado de trabalho mais ainda, com milhões de desempregados. Como estas pessoas vão conseguir algum trabalho.

Em comunicado, o hospital confirmou que, a partir desta quinta-feira, os serviços de nutrição e limpeza da instituição passam a ser gerenciados por “empresas parceiras, identificadas com o propósito da instituição.” A nota informa ainda que “a adoção do novo modelo de gestão tem por princípio a busca constante pela melhoria dos serviços prestados”.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading