Aprosoja MT apoia campanha contra taxação de energia solar

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) apoia a campanha iniciada por setores da sociedade contra a taxação da energia solar. Na Câmara Federal, tramita o Projeto de Lei 5829/2019, do deputado Silas Câmara (Republicanos/AM) que trata do assunto, a exemplo de outras iniciativas sobre o tema que estão no Congresso Nacional.
A energia solar vem ganhando espaço nas propriedades rurais, principalmente naquelas que se dedicam à sojicultura. A geração de energia limpa no campo serve tanto para o consumo residencial quanto para o funcionamento de silos e equipamentos.
Segundo presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, centenas de produtores sofrem com o fornecimento de energia elétrica no meio rural e acabam tendo sua produtividade comprometida:
“É preciso investimentos em microgeração de energia solar para que o homem do campo possa garantir sua produção sem interrupção, além da obtenção de energia limpa no meio rural. Necessitamos de apoio e incentivos ao setor, não de taxações que poderão impedir ou desestimular o produtor rural.”
Diversas instituições já demonstraram ao presidente Jair Bolsonaro e aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, preocupação com a eventual aprovação de propostas que taxem a energia solar, em vez de incentivar as micro geradoras no meio rural.