Perdas na safra de milho devem superar 20%, diz Aprosoja MT

Foto: AEN/Gov. PR/Divulgação

A percepção dos agricultores indica perdas de produtividade na safra de milho bem acima da estimada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), de 7%.  “Ficará superior a 20%”, diz o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Fernando Cadore.

Segundo ele, a avaliação dos agricultores leva em conta dados do próprio IMEA, apontando que cerca de 45% do plantio ocorreu fora da janela, por causa do atraso na colheita de soja. A escassez de chuva, pontua, também deve se refletir no rendimento das lavouras do cereal.

“A estimativa é que a queda seja maior do que o mercado tem apontado. Acreditamos numa perda de produtividade superior a 20%, devido a vários fatores, principalmente a falta de chuva, somada ao plantio fora da janela ideal. Esse é o nosso sentimento”, reforça Cadore, produtor em Primavera do Leste e Paranatinga. A consultoria AgroConsult calcula uma redução de pelo menos 14%.

De acordo com o presidente da Aprosoja MT, os produtores têm observado, recebido relatos e ido a campo inspecionar as lavouras de milho. “É extremamente preocupante a segunda safra no estado, e os números divulgados pelo mercado não condizem com a realidade no campo. A situação é bem pior do que estamos vendo nas estimativas de produção”, enfatiza Cadore.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

%d blogueiros gostam disto: