“Nosso partido é o agro”, diz SRB sobre encontro com o ex-presidente Lula

Teresa Vendramini, presidente da SRB – Foto: SRB/Divulgação

A presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, divulgou nota esclarecendo que a entidade não apoia nenhum candidato ou partido político. O comunicado é uma resposta às críticas feitas por setores bolsonaristas do agronegócio à participação de Teresa Vendramini em encontro de empresários com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022, na última segunda-feira (20), em São Paulo.

“Nosso partido é o agro e vamos continuar exercendo esse diálogo em defesa do produtor rural”, diz a nota. “Portanto, é uma inverdade a notícia publicada nesta quinta-feira (23/06) de que essa entidade apoia o candidato de oposição.” Segundo o comunicado da SRB, a versão apresentada sobre o encontro com Lula é diferente dos fatos:

“Neste encontro, defendemos o nosso código florestal, o marco temporal das terras indígenas, o direito de propriedade e o livre comércio. Reivindicações que estão em um documento que está sendo entregue pela SRB a todos os candidatos.”

Na nota, Teresa Vendramini ressalta que a SRB respalda as políticas públicas do atual governo para o agro: “Reforçamos ainda que essa gestão apoia as decisões do governo federal em relação às pautas do agronegócio, como o Código Florestal, a implantação do CAR e a Regularização Fundiária.”

A dirigente também lembra que acompanhou recentemente o presidente Jair Bolsonaro no Pará e participou de missão comercial do governo:

“A presidente da SRB, Teresa Vendramini, esteve inclusive junto do presidente da República na entrega de títulos em Marabá e, recentemente, integrou a Missão Comercial da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O governo do presidente Jair Bolsonaro deu segurança jurídica aos produtores rurais e reconhecemos a sua contribuição para o agronegócio.”

A nota destaca ainda que “há 103 anos a Sociedade Rural Brasileira vem liderando importantes pautas e influenciando decisões em diferentes autarquias públicas por meio do diálogo, mesmo com interlocutores contrários à nossa bandeira”.

Nos últimos dias, Tereza Vendramini recebeu críticas de apoiadores de Bolsonaro ligados ao agro, especialmente em grupos de aplicativos de mensagens, por ter participado de jantar com Lula, junto com outros empresários. Entre eles, outros nomes também do agronegócio, como Horácio Lafer Piva, integrante do Conselho de Administração do grupo Klabin, e Beto Sicupira, sócio da AB Inbev, dona da Ambev.

Leia, abaixo, a íntegra da nota de esclarecimento da SRB:

“A Sociedade Rural Brasileira vem a público declarar que essa instituição não apoia nenhum candidato ou partido político. Portanto, é uma inverdade a notícia publicada nesta quinta-feira (23/06) de que essa entidade apoia o candidato de oposição.

Há 103 anos a Sociedade Rural Brasileira vem liderando importantes pautas e influenciando decisões em diferentes autarquias públicas por meio do diálogo, mesmo com interlocutores contrários à nossa bandeira. 

A versão da notícia é diferente dos fatos. Neste encontro defendemos o nosso código florestal, o marco temporal das terras indígenas, o direito de propriedade e o livre comércio. Reivindicações que estão em um documento que está sendo entregue pela SRB a todos os candidatos.

Reforçamos ainda que essa gestão apoia as decisões do Governo Federal em relação às pautas do agronegócio, como o Código Florestal, a implantação do CAR e a Regularização Fundiária. A presidente da SRB, Teresa Vendramini, esteve inclusive junto do Presidente da República na entrega de títulos em Marabá e, recentemente, integrou a Missão Comercial da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O governo do presidente Jair Bolsonaro deu segurança jurídica aos produtores rurais e reconhecemos a sua contribuição para o agronegócio.

A Sociedade Rural Brasileira é uma entidade política/institucional que tem escrito a história do agronegócio. Nosso partido é o Agro e vamos continuar exercendo esse diálogo em defesa do produtor rural.

Teresa Vendramini

Presidente da Sociedade Rural Brasileira”   

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: