Ministro e ex-ministros da Agricultura participam do 1º Fórum Nacional do Leite

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) promove, nos dias 12 (terça-feira) e 13 (quarta-feira) deste mês, o 1º Fórum Nacional do Leite e a Feira de Queijos Artesanais, na sede nacional do Sebrae, em Brasília. O fórum debaterá temas técnicos sobre a produção leiteira, cenário econômico e perspectivas do setor e outros assuntos de interesse de produtores, da indústria láctea, de cooperativas e de consumidores. 

O fórum terá a participação dos ministros Marcos Montes (Agricultura) e Joaquim Leite (Meio Ambiente); do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; do presidente da Embrapa, Celso Moretti; do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro; e dos ex-ministros da Agricultura Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues. Paolinelli será homenageado no fórum. Todos participarão do painel de abertura, no dia 12 de julho, às 14h.

“O objetivo do fórum é conectar produtores de leite e genética, técnicos, empresas e entidades do setor para promover o leite como alimento saudável e estreitar as relações institucionais e governamentais, incentivando a produção e a produtividade leiteira com tecnologia e qualidade”, diz o presidente da Abraleite, Geraldo Borges.

Segundo ele, o evento também tem o objetivo de colocar em discussão os temas mais importantes ligados ao ecossistema do leite, abrindo espaço para personalidades e importantes lideranças. “A busca por novos conceitos, tecnologias e ferramentas de gestão é uma demanda obrigatória para o avanço do produtor moderno no atual mercado globalizado e competitivo”, pontua.

No dia 13 de julho – entre 9 e 13h – serão realizados os painéis de Gestão e Mercado, com Marcos Jank (Insper) – Cenário Global, Banco do Brasil – Linhas de financiamentos para produtores de leite, Abiogás – Fontes renováveis de energia, Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA) – Estratégias de comunicação para a cadeia do leite e Administração é a base de sucesso da fazenda de leite (Mateus Balduíno, Rehagro).

Já a Feira de Queijos Artesanais reunirá produtores de queijos artesanais de diferentes partes do país. Eles mostrarão seus produtos, que têm valorizado o nome do Brasil, inclusive em eventos internacionais, assinala a Abraleite.

Da esq. para dir: Ministro Marcos Montes (Agricultura), Alysson Paolinelli, Roberto Rodrigues e Geraldo Borges – Fotos: Divulgação

Cadeia do leite

A cadeia do leite tem papel relevante na produção e geração de emprego e renda no Brasil. O setor está presente em 99% dos municípios brasileiros, com aproximadamente 1,2 milhão de propriedades produtoras de leite (IBGE, 2017).

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial. De acordo com a Abraleite, o país tem um mercado com grande potencial de expansão, podendo vir a se tornar um importante exportador de lácteos, como já ocorre com outros alimentos produzidos pelo agro nacional.

“Para fortalecer a nossa atividade é essencial que o trabalho seja em cadeia, convergente entre os setores primário, secundário e terciário, em busca de um ambiente institucional organizado e maduro”, assinala Geraldo Borges.

Números de setor leiteiro

*35 bilhões de litros por ano

*3º maior produtor mundial

*1,2 milhão de propriedades produtoras

*5,5 milhões de empregos diretos na atividade leiteira

*Receita da cadeia produtiva superior a R$ 170 bilhões por ano

Interessados em participar do evento devem se inscrever neste link: bit.ly/ForumLeite

PROGRAMAÇÃO

DIA 12 DE JULHO

10h às 20h – Feira de Queijos Artesanais

14h às 18h – Fórum Nacional do Leite com as presenças de:

Marcos Montes (Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Roberto Rodrigues (ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Alysson Paolinelli (ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Celso Moretti (Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa)

DIA 13 DE JULHO

9h às 13h – Feira de Queijos Artesanais

9h às 13h – Fórum Nacional do Leite – Painel Gestão e Mercado com as presenças de: Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Marcos Jank (Insper) – Cenário do Leite no Brasil e no Mundo

Banco do Brasil – Linhas de Crédito para os Produtores de Leite

Gestão e Administração da Fazenda de Leite

Energias Renováveis – Biogás

Emissão de Metano no Agronegócio

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: