IICA: Cúpula sobre Sistemas Agroalimentares reúne ministros das Américas e da África

Ministros da Agricultura, altos funcionários nacionais das áreas de meio ambiente e de ciência e tecnologia, chefes de organismos internacionais e representantes do setor privado se reúnem nesta semana na primeira Cúpula da África e das Américas sobre Sistemas Agroalimentares, na qual se buscará reforçar a cooperação entre os dois continentes diante das ameaças globais à segurança alimentar.

A reunião de alto nível terá como título “Construindo Pontes para a Cooperação na Transformação dos Sistemas Agroalimentares” e será realizada na sede central do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em São José, Costa Rica, entre 27 e 29 de julho.

O foro é organizado pelo IICA, a Agência de Desenvolvimento da União Africana-Nova Aliança para o Desenvolvimento da África (AUDA-NEPAD) e a Aliança para uma Revolução Verde na África (AGRA), organizações que concordam que ambos os continentes enfrentam desafios comuns para avançar para a transformação de seus sistemas agroalimentares e que se beneficiarão do aprofundamento de um processo de debates e troca de experiências para promover a colaboração mútua no âmbito da Cooperação Sul-Sul.

A reunião ministerial será inaugurada em 27 de julho por Agnes Kalibata, presidente da AGRA; Manuel Otero, diretor-geral do IICA; e Nardos Bekele-Thomas, diretora executiva da AUDA-NEPAD.

A cúpula ocorrerá em um momento no qual uma parceria entre a África e a América se mostra mais importante do que nunca: o conflito bélico no Leste Europeu tem desequilibrado os mercados mundiais de produtos básicos e os fluxos comerciais globalmente, o que levou a um aumento nos preços dos alimentos e dos insumos no âmbito global.

Além disso, a situação no Leste Europeu afeta negativamente o processo de recuperação do impacto da pandemia de covid-19 na África e nas Américas, criando uma situação em que a segurança alimentar piora em muitos países, com uma perspectiva de deterioração contínua.

A reunião presencial em São José da Costa Rica, que também terá intervenções virtuais, será o acontecimento de maior importância no âmbito dos esforços conjuntos que líderes da África e das Américas vêm realizando para alinhar suas prioridades de acordo com as semelhanças produtivas, ambientais, culturais e históricas e com os desafios comuns relacionados aos sistemas agroalimentares.

Espera-se que a cúpula resulte em uma compreensão clara do papel que a África e as Américas podem desempenhar na configuração da segurança alimentar e ambiental mundial no futuro e também que abra oportunidades de cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, visando construir sistemas agrícolas resilientes e sustentáveis.

Os ministros e funcionários que participarão da cúpula — na qual identificarão áreas para o trabalho conjunto das duas regiões e temas específicos de cooperação, além dos mecanismos operacionais e financeiros necessários para mobilizar os recursos demandados — focarão em cinco eixos considerados indispensáveis para aumentar a produtividade, a inclusão e a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares:

*Ciência, tecnologia e inovação, inclusive a biotecnologia

*Mudança do clima e resiliência

*Agricultura digital

*Inovações institucionais e políticas para a inclusão social, redes de segurança, saúde e nutrição e para a recuperação de recursos naturais degradados

*Promoção de um sistema de comércio internacional de alimentos mais justo e transparente

Do IICA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: