Ícone do site AGROemDIA

BA: identificado 1º foco de ferrugem asiática da soja da safra 2017/18

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto: Leila Maria Costamilan/Embrapa

O município de São Desidério registrou a primeira ocorrência de ferrugem asiática da soja da safra 2017/18 na Bahia. A chuva que está ocorrendo no oeste baiano teria contribuído para o surgimento do foco da doença.

De acordo com a empresa Circulo Verde, que identificou o foco nessa quarta-feira (3), a semeadura da soja ocorreu em novembro, ou seja, dentro do intervalo estabelecido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), entre 8 de outubro e 15 de janeiro.

Segundo o coordenador do Programa Fitossanitário de Combate à Ferrugem Asiática da Soja na Bahia, Armando Sá, a chuva regular na região, com temperaturas mais frias à noite e com formação frequente de orvalho, beneficiou o desenvolvimento da soja, mas também criou condições para o aparecimento da doença.

“Mesmo o foco tendo sido encontrado tardiamente, comparado com outros estados, a previsão é que a chuva continue no oeste da Bahia até o fim de janeiro. Por isso, os demais agricultores devem estar alerta e intensificar o monitoramento nas áreas plantadas. Nossa equipe de técnicos já se encontra na região de São Desidério para auxiliar os produtores”, ressaltou Sá.

Da redação, com informações da AIBA

 

 

Sair da versão mobile