BA: identificado 1º foco de ferrugem asiática da soja da safra 2017/18

O município de São Desidério registrou a primeira ocorrência de ferrugem asiática da soja da safra 2017/18 na Bahia. A chuva que está ocorrendo no oeste baiano teria contribuído para o surgimento do foco da doença.
De acordo com a empresa Circulo Verde, que identificou o foco nessa quarta-feira (3), a semeadura da soja ocorreu em novembro, ou seja, dentro do intervalo estabelecido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), entre 8 de outubro e 15 de janeiro.
Segundo o coordenador do Programa Fitossanitário de Combate à Ferrugem Asiática da Soja na Bahia, Armando Sá, a chuva regular na região, com temperaturas mais frias à noite e com formação frequente de orvalho, beneficiou o desenvolvimento da soja, mas também criou condições para o aparecimento da doença.
“Mesmo o foco tendo sido encontrado tardiamente, comparado com outros estados, a previsão é que a chuva continue no oeste da Bahia até o fim de janeiro. Por isso, os demais agricultores devem estar alerta e intensificar o monitoramento nas áreas plantadas. Nossa equipe de técnicos já se encontra na região de São Desidério para auxiliar os produtores”, ressaltou Sá.
Da redação, com informações da AIBA