BA: identificado 1º foco de ferrugem asiática da soja da safra 2017/18

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto: Leila Maria Costamilan/Embrapa

O município de São Desidério registrou a primeira ocorrência de ferrugem asiática da soja da safra 2017/18 na Bahia. A chuva que está ocorrendo no oeste baiano teria contribuído para o surgimento do foco da doença.

De acordo com a empresa Circulo Verde, que identificou o foco nessa quarta-feira (3), a semeadura da soja ocorreu em novembro, ou seja, dentro do intervalo estabelecido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), entre 8 de outubro e 15 de janeiro.

Segundo o coordenador do Programa Fitossanitário de Combate à Ferrugem Asiática da Soja na Bahia, Armando Sá, a chuva regular na região, com temperaturas mais frias à noite e com formação frequente de orvalho, beneficiou o desenvolvimento da soja, mas também criou condições para o aparecimento da doença.

“Mesmo o foco tendo sido encontrado tardiamente, comparado com outros estados, a previsão é que a chuva continue no oeste da Bahia até o fim de janeiro. Por isso, os demais agricultores devem estar alerta e intensificar o monitoramento nas áreas plantadas. Nossa equipe de técnicos já se encontra na região de São Desidério para auxiliar os produtores”, ressaltou Sá.

Da redação, com informações da AIBA

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: