Ícone do site AGROemDIA

Brasil vai vender arroz beneficiado para o México

arroz 11 _ 11 5 19
Cereal brasileiro ganha mais um mercado – Robispierre Giuliani/Irga/Gov.RS

O Brasil passará a exportar arroz beneficiado para o México. Em contrapartida, o mercado brasileiro importará feijão mexicano. O anúncio foi feito neste sábado (11) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Niigata (Japão), onde ela participa da Reunião dos Ministros da Agricultura do G20.

Na cidade japonesa, Tereza Cristina se reuniu com o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Victor M.Villalobos, para anunciar a abertura de mercado para o arroz brasileiro.

Segundo ela, todos os requisitos fitossanitários foram cumpridos pelos dois países. A venda de arroz para os mexicanos era uma demanda dos produtores e da indústria brasileira de beneficiamento do cereal, lembrou a ministra.

Ainda conforme Tereza Cristina, a cadeia produtiva do setor está muito animada com a abertura do mercado mexicano, especialmente os produtores de arroz do Rio Grande do Sul, que esperavam há anos buscavam essa oportunidade.

“Recebemos o feijão mexicano para completar o nosso prato principal: arroz com feijão”, disse Tereza Cristina, ao lado do secretário do México. Os mexicanos importam cerca de 80% do arroz que consomem.

Rússia

Em outro encontro bilateral, Tereza Cristina se reuniu com o vice-ministro da Agricultura da Rússia, Sergey Levin. Eles trataram da retomada das exportações brasileiras de proteína animal e da abertura para venda de farinhas e gorduras de origem animal aos russos.

AG-5

A ministra participou ainda de encontro do AG-5, grupo integrado por Brasil, México, Argentina, Canadá e Estados Unidos, as cinco maiores economias agrícolas das Américas.

“Somos todos grandes exportadores, competimos entre nós, mas temos uma grande agenda em comum”, ressaltou Tereza Cristina.

Do Mapa

Sair da versão mobile