Brasil vai vender arroz beneficiado para o México

arroz 11 _ 11 5 19
Cereal brasileiro ganha mais um mercado – Robispierre Giuliani/Irga/Gov.RS

O Brasil passará a exportar arroz beneficiado para o México. Em contrapartida, o mercado brasileiro importará feijão mexicano. O anúncio foi feito neste sábado (11) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Niigata (Japão), onde ela participa da Reunião dos Ministros da Agricultura do G20.

Na cidade japonesa, Tereza Cristina se reuniu com o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Victor M.Villalobos, para anunciar a abertura de mercado para o arroz brasileiro.

Segundo ela, todos os requisitos fitossanitários foram cumpridos pelos dois países. A venda de arroz para os mexicanos era uma demanda dos produtores e da indústria brasileira de beneficiamento do cereal, lembrou a ministra.

Ainda conforme Tereza Cristina, a cadeia produtiva do setor está muito animada com a abertura do mercado mexicano, especialmente os produtores de arroz do Rio Grande do Sul, que esperavam há anos buscavam essa oportunidade.

“Recebemos o feijão mexicano para completar o nosso prato principal: arroz com feijão”, disse Tereza Cristina, ao lado do secretário do México. Os mexicanos importam cerca de 80% do arroz que consomem.

Rússia

Em outro encontro bilateral, Tereza Cristina se reuniu com o vice-ministro da Agricultura da Rússia, Sergey Levin. Eles trataram da retomada das exportações brasileiras de proteína animal e da abertura para venda de farinhas e gorduras de origem animal aos russos.

AG-5

A ministra participou ainda de encontro do AG-5, grupo integrado por Brasil, México, Argentina, Canadá e Estados Unidos, as cinco maiores economias agrícolas das Américas.

“Somos todos grandes exportadores, competimos entre nós, mas temos uma grande agenda em comum”, ressaltou Tereza Cristina.

Do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta