Ícone do site AGROemDIA

RS: Seca causa perdas de 32,3% na soja e de 26,3% no milho da safra 2019/2020

milho seca rs
Foto: Divulgação

A estiagem prolongada no Rio Grande do Sul provocou quebra de 32,3% na soja e de 26,3% no milho da safra 2019/2020. A estimativa, divulgada pela Emater/RS-Ascar nesta quarta-feira 11, mostra que a situação se agravou em relação aos dados apresentados durante a Expodireto Cotrijal, no último dia 3, que indicavam perdas de 16,2% na produção da oleaginosa e de 21,2% no cereal.

Os dados, esclarece em nota a Emater/RS-Ascar, são um retrato da situação até a última segunda-feira 9, e não a uma projeção para o resultado após a safra. “A estiagem persiste, e esses números podem aumentar”, afirma o diretor técnico Alencar Ruger. Ele destaca ainda que o levantamento apresenta perdas de até 75% em alguns municípios, mas o dado refere-se a uma média estadual.

O presidente da instituição, Geraldo Sandri, ressalta que o monitoramento das lavouras é acompanhado periodicamente e não há previsão de uma nova divulgação de dados antes da conclusão da colheita.

A atualização dos dados foi feita, em caráter excepcional, a pedido da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Vejo os números abaixo:

SOJA

Estimativa produtividade média (kg/ha)

Estimativa produção (ton)

MILHO

Estimativa produtividade média (kg/ha)

Estimativa produção (ton)

Sair da versão mobile