Seca no RS: Deputado vê perdas agrícolas maiores que as estimadas até agora

ronaldo santini 1 MC cleia viana 15 01 2020
Deputados Ronaldo Santini crê que dados da quebra da safra no estado estão subestimados – Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Os   dados preliminares sobre a quebra da produção agrícola no Rio Grande do Sul, em consequência da estiagem que vem castigando as lavouras e as criações de animais desde novembro do ano passado, estão subestimados, disse o deputado federal Ronaldo Santini (PTB-RS), nesta quarta-feira 15, ao AGROemDIA.  Ele espera que o levantamento a ser divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) nesta quinta 16 reflita a real dimensão das perdas sofridas pelos produtores rurais gaúchos.

No início da semana, a Emater-RS encaminhou ao governador Eduardo Leite estimativa de quebra de 20% na safra de milho e de 9% na de soja. “Esses primeiros números revoltaram os produtores, que falam em perdas bem maiores. Os produtores de leite e os pequenos agricultores que não têm financiamento nem seguro rural estão apavorados com a situação”, enfatizou Santini ao AGROemDIA.

“Só nas regiões norte e nordeste do estado, as perdas são de cerca de 40% no milho e de 20% na soja”, afirmou Santini, que está no interior do RS e tem feito contatos com produtores para saber a extensão da quebra da safra gaúcha, a fim de poder apoiá-los na busca de medidas de apoio dos governos federal e estadual.

Nessa terça-feira 14, em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário adjunto de Agricultura, Luiz Fernando Rodriguez, informou que a área técnica da Seapdr, a Emater-RS e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz) vão apresentar os dados consolidados das perdas em todo o estado. Além do milho e da soja, o levantamento também trará números sobre a quebra na cultura de fumo, fruticultura e produção de leite.

Conforme o secretário adjunto, a carência hídrica não está prejudicando apenas o norte e nordeste do RS. As regiões sul e a campanha, assinalou, igualmente foram atingidas. Além disso, acrescentou, há perdas nas lavouras de milho da Serra Gaúcha, principalmente em Caxias do Sul, relatou Rodriguez à Rádio Gaúcha.

Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é que os novos dados façam o Ministério da Agricultura rever a decisão de não estender o calendário para o replantio da soja, cuja safra recorde não deve ser confirmar.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: