Ícone do site AGROemDIA

Governo de GO reforça orientação a feirantes sobre venda de hortifrutigranjeiros

Foto: Gov. Goiás/Divulgação

Equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) têm visitado diversas feiras livres de hortifrutigranjeiros para repassar orientações sobre boas práticas de comercialização de alimentos para a população durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Com isso, profissionais da Seapa dão continuidade ao trabalho de orientação iniciado no último dia 6 de abril com a distribuição da cartilha que contém informações repassadas no Decreto nº 9.645, de 3 de abril de 2020 (com alterações em relação ao Decreto 9.633, de 13 de março de 2020), assinado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que autoriza o retorno da realização de feiras.

As cartilhas especificam o conteúdo das portarias da Seapa nº 76, de 3 de abril de 2020, que determina a padronização de boas práticas para funcionamento de feiras livres de hortifrutigranjeiros; e nº 77, de 04 de abril de 2020, sobre o cadastro geral de feiras livres de hortifrutigranjeiros do estado de Goiás.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, as visitas têm por objetivo esclarecer os feirantes sobre as boas práticas na comercialização de alimentos, incluindo medidas de distanciamento e de higienização para evitar a disseminação do vírus entre pessoas.

“O governador Ronaldo Caiado, ciente da importância do setor agropecuário no abastecimento da população, liberou a realização das feiras livres de hortifrutigranjeiros, garantindo assim mais alimentos às pessoas e trabalho às famílias de feirantes. No entanto, é preciso que todos façam a sua parte, cumprindo as medidas de segurança, evitando contágio. Por isso, nossas equipes estão nas ruas, tomando todos os cuidados, tirando dúvidas e orientando a todos”, diz Lima Neto.

Foto: Gov. Goiás/Divulgação

Medidas de proteção

Os feirantes têm reconhecido a importância das normas de segurança e de distanciamento social, além da necessidade de se adequar às medidas de proteção na comercialização dos alimentos.

Para Neide Pereira Gomes, que há 28 anos vende frutas e verduras nas feiras do Crimeia Oeste, Cepal Jardim América e Balneário Meia Ponte, em Goiânia, as orientações são necessárias. “Entendemos quando houve a paralisação das atividades, mas fiquei muito feliz com o retorno, pois minha renda depende da comercialização desses alimentos. Estamos adotando todas as medidas de segurança no nosso espaço para a proteção de todos.”

O feirante Oscar Soares, que trabalha de terça a domingo com a venda de queijos e doces nas feiras de Goiânia, também apoia as medidas adotadas, como o uso da fita de marcação, álcool em gel e máscara, além da necessidade de orientar os clientes. “Trabalho há 28 anos como feirante e, antes de receber o manual, já estava pensando em como orientar o consumidor para resguardar a minha saúde e a deles. Tento seguir todas as instruções do governo e oriento o consumidor no distanciamento, no manuseio do dinheiro e na prevenção. Sabemos das complicações da doença e precisamos que cada um faça a sua parte.”

Confira as principais orientações repassadas aos feirantes:

Foto: Gov. Goiás/Divulgação

Confira as principais orientações repassadas aos consumidores:

Cadastro

Por meio da portaria nº 77/2020, a Seapa solicita que todas as feiras livres de hortifrutigranjeiros sejam cadastradas para que possam funcionar em Goiás. O cadastro deve ser realizado com antecedência mínima de 24 horas da realização da feira e pode ser feito pelo site: http://www.agricultura.go.gov.br.

Links

Portaria nº 76 de 03 de abril de 2020 – Padronização de boas práticas para funcionamento de feiras livres de hortifrutigranjeiros: http://www.agricultura.go.gov.br/files/2020/Portaria076Feiras.pdf

Portaria nº 77 de 04 de abril de 2020 – Cadastro geral de feiras livres de hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás: http://www.agricultura.go.gov.br/files/2020/Portaria077-Cadastro.pdf

 

Sair da versão mobile