Covid-19: CNA, Faeg e governo de Goiás promovem Feira Segura nesta sexta

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) promove em Goiânia, nesta sexta-feira 3, a primeira Feira Segura. A iniciativa visa a estimular a realização de feiras livres em todo o país, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covd-19).
O projeto é mais uma ação da CNA para ajudar os produtores rurais que estão com dificuldades para vender a produção devido à pandemia do Covid-19 e para que os alimentos cheguem mais facilmente à mesa dos consumidores.
Em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar/RS), governo do estado de Goiás e Centrais de Abastecimento (Ceasa/GO), a CNA reunirá produtores de hortifrútis frescos da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Aparecida de Goiânia (Coomag) e da Associação dos Feirantes (Afag) no Ceasa da capital goiana, a partir das 8h.
A ideia é que comercializem seus produtos diretamente na feira e também pelo sistema de drive thru, sem manuseio dos alimentos, com embalagens apropriadas para cada tipo de produto e com a higienização adequada das máquinas de cartão.
“Vamos registrar esta primeira edição da Feira Segura e enviar um roteiro para os demais estados utilizarem como referência, cumprindo todas as normas de segurança sanitária definidas neste momento da pandemia”, disse o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira.
Além de servir como modelo para os demais estados, a feira segura apoiará principalmente os pequenos e médios produtores, que foram os mais afetados pela crise, assinala o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.
“Nossa intenção é apoiá-los porque produzem hortifrútis, ou seja, são mais perecíveis e, por isso, precisam ser escoados o mais rápido possível. A feira, com produtos embalados e seguindo as orientações da OMS, vai contribuir para levar um alimento saudável para a mesa do brasileiro e fazer com que esse produtor consiga escoar sua produção.”
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o governo do estado tem buscado todos os meios seguros para garantir o abastecimento alimentar da população.
“Os produtores goianos de hortifrútis, cientes dos procedimentos necessários ao combate ao Covid-19, estão unidos para voltar a realizar as feiras, dando segurança aos consumidores e a toda sociedade.”
Serviço:
Feira Segura
Quando: 3 de abril
Horário: Das 8h às 12h
Local: Centrais de Abastecimento de Goiás – Ceasa/GO – Rodovia BR 153, KM 5,5, Jardim Guanabara, Goiânia, Goiás.