Congresso da Aviação Agrícola 2019 é lançado na Agrishow

sindag lancamento congresso 2019
Sindag projeta bater recordes na edição de 2019 do congresso aeroagrícola – Divulgação

O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que foi lançado na manhã deste quinta-feira (3), na Agrishow, em Ribeirão Preto e ocorrerá de 30 de julho a 1º de agosto na vizinha Sertãozinho, terá novos recordes para o evento que já era um dos maiores do mundo no setor. Esse foi o tom do diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Thiago Magalhães, na apresentação durante a cerimônia que ocorreu no estande do sindicato aeroagrícola.

O lançamento do congresso teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sertãozinho, Paulo Roberto Gallo, além de empresários aeroagrícolas, patrocinadores, expositores, representantes de entidades do agronegócio, de instituições de ensino e outros parceiros.

Coordenador do grupo encarregado de preparar o congresso, Thiago mostrou empolgação com os números que comprovam um crescimento de mais de 100% no evento, desde 2016, quando o Sindag assumiu diretamente toda a organização (que antes era terceirizada). O evento teve um aumento de 70% na área da mostra de tecnologias e equipamentos (853 m2 para os 1.434 m2 previstos em 2019) e cresceu 68% desde a aquele ano (de 1.255 visitantes para 2.100 em 2018, na edição de Maringá (PR).

Já o número de expositores deve bater este ano o incremento de 100% em quatro edições – foram 52 estandes em Botucatu (SP), 71 em 2017, em Canela (RS), 91 no ano passado e está chegando a 120 o número de espaços reservados para Sertãozinho, para um setor altamente especializado. Os dados empolgaram também o secretário Gallo, que disse estar porque sua cidade “vai sediar o maior evento aeroagrícola de todos os tempos no Brasil”.

O Sindag ainda permanece na Agrishow até esta sexta (3). demonstrando o projeto Aviação Agrícola 360° – realizado pelo Instituto de Aviação Agrícola do Brasil (Ibravag), em parceria com a empresa Smarth Composer, onde os visitantes fazem uma verdadeira imersão em uma operação sobre lavoura. Com a ajuda de óculos de realidade virtual o público pode acompanhar todos os passos, desde o briefing na sala dos pilotos até a preparação do avião e o voo sobre a plantação. O foco é mostrar ao público a eficiência da ferramenta aérea e sua segurança tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

Importância

O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil terá este ano seus três dias de movimentação no Centro de Eventos Zanini, na zona oeste de Sertãozinho – na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. A programação terá cerca de 30 palestras e debates sobre inovações técnicas, demandas, perspectivas e do setor, nos três auditórios da feira. Além disso, serão mais de 100 expositores de aeronaves, serviços e tecnologias embarcadas, sem falar nas demonstrações aéreas de aviões e drones.

Entre as indústrias de aviões, está confirmada a presença da norte-americana Air Tractor (maior fabricante mundial do setor) e da brasileira Embraer (que domina 60% do mercado nacional). Sem falar nas empresas de tecnologias embarcadas do Brasil, Estados unidos, Canadá e Europa.

Além disso, o congresso realizado pelo Sindag vem este ano no embalo do crescimento de quase 4% na frota do setor, segundo levantamento feito no início do ano junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Especialmente em São Paulo, a ferramenta aérea é essencial no cultivo da cana-de-açúcar, soja e milho, além de ser importante também na produção de cítricos, banana e outros produtos.

A aviação também é a única ferramenta para o trato de lavouras com regulamentação própria (e extensa) e com maior exigência de pessoal tecnicamente qualificado – pilotos, agrônomos e técnicos agrícolas com especialização. Por isso mesmo também a mais facilmente fiscalizável e a que mais investe em ações de boas práticas.

O Brasil tem cerca de 2,2 mil aeronaves atuando em lavouras e São Paulo está em terceiro no ranking nacional, com 317 aviões e helicópteros agrícolas. Além disso, o País tem uma das melhores e a segunda maior frota aeroagrícola do planeta, perdendo apenas para os Estados Unidos – que tem cerca de 3,6 mil aeronaves.

Saiba mais em www.congressoavag.org.br

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: