Agropecuária

Saiba quem será uma das principais atrações da abertura da Agrishow 2024

Foto: Ricardo Stuckert PR

Da redação//AGROemDIA

Sabe quem já tem presença confirmada na edição de 2024 da Agrishow? É o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Não só ele. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também estará, junto com Lula, na abertura da maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e da América Latina, que ocorrerá de 29 de abril a 3 de maio do próximo ano, em Ribeirão Preto.

Aliás, foi o próprio Carlos Fávaro quem divulgou a participação de Lula na Agrishow 2024. Em entrevista ao jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil, o ministro revelou que o presidente até já confirmou a sua presença no agroevento:

– Já tem o compromisso do presidente Lula. Já foi convidado pelo nova diretoria [da Agrishow] e [ele] já me disse que estaremos todos lá nesta grande feira de negócios da agropecuária brasileira, em Ribeirão Preto.

A antecedência de nove meses na apresentação do convite foi um gesto da nova direção para desfazer o mal-estar criado pelo ex-presidente da Agrishow Francisco Matturro. Ele “desconvidou” Fávaro da cerimônia de abertura da edição de 2023 da Agrishow para receber no mesmo dia o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O episódio provocou desgaste entre o governo Lula e a Agrishow, promovida pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda); Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp); e Sociedade Rural Brasileira (SRB).

O governo federal considerou deselegante a atitude de Matturro em relação ao ministro Fávaro e ameaçou retirar o patrocínio do Banco do Brasil para a Agrishow.

O imbróglio serviu para potencializar o distanciamento entre o governo Lula e setores do agronegócio, especialmente aqueles mais alinhados à extrema direita. No entanto, o novo presidente da Agrishow, João Carlos Marchesan, tratou logo distensionar o ambiente, enviando o convite a Lula.

Ao falar a Gustavo Uribe sobre a confirmação da presença de Lula na edição 2024 da Agrishw, o ministro Fávaro disse também que o governo federal e o agronegócio estão se reaproximando:

– Nada resiste e supera a dedicação ao trabalho no dia a dia, mostrando na prática aquilo que dissemos desde o primeiro dia de governo: pra nós a eleição acabou. E o slogan do governo, que é união e reconstrução, também serve para o Brasil, olhando para frente, unindo todos aqueles, homens e mulheres, que querem o bem do país, da agropecuária e a reconstrução de políticas públicas que tragam competitividade.

De acordo com Fávaro, a expectativa era de que este cenário trouxesse uma aproximação natural entre o agronegócio e o governo federal, o que já está acontecendo.

 

 

 

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading