Cocatrel e PMMG lançam programa de segurança na zona rural

a _ pm cocatrel.jpg
Divulgação/Cocatrel

Em parceria com a Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas), a Polícia Militar de Minas Gerais lançou um programa voltado ao cadastramento de propriedades e imóveis rurais, por meio de mapeamento com coordenadas geográficas e coleta de informações. O objetivo é reforçar as ações preventivas da PM em Três Pontas e na região, além de agilizar o atendimento policial em caso de ocorrência de crime. Com isso, a cooperativa e a PM buscam reforçar a segurança pública no campo.

“A cooperativa recebe diariamente muitas reclamações dos cooperados em busca de soluções para melhorar a segurança no campo”, diz o presidente da Cocatrel, Francisco Miranda de Figueiredo Filho. “Com o projeto com a polícia, vimos uma forma de atender essa demanda.”

De acordo com Figueiredo Filho, agora ficará mais fácil localizar as propriedades rurais e mapear a área em torno dela. “Nossos agrônomos e técnicos estarão à disposição para fazermos, junto com a PM, o mapeamento e conseguirmos, a curto prazo, melhorar a segurança na zona rural.”

Com o georreferenciamento, as propriedades e imóveis rurais receberão um código, uma espécie de “endereço rural”, que será usado nos momentos das chamadas para a PM.

Além de descrever o motivo da ligação – roubo de maquinário ou café, arrombamento ou outros –, a pessoa informará o código ao serviço de emergência policial (fone 190). Será acionado, então, um aplicativo de celular ou sistema de computador para indicar o caminho exato até o local da ocorrência.

“O maior desafio do projeto está na localização do endereço, porque a área rural de Três Pontas é imensa, com centenas de quilômetros que integram a malha viária rural, milhares de residências e, em algumas situações, nomes de propriedades homônimas”, ressaltoa o cabo PM Miele, um dos responsáveis pelo projeto.

Quando todo o cadastro estiver pronto, a PM aprimorará a capacidade de respostas de atendimento pelo 190. Ela também pretende melhorar os estudos e a análise da criminalidade na zona rural, parâmetros usados para o planejamento de operações policiais ostensivas e preventivas.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: