Aplicativo de maquete virtual de ILPF já está disponível para IOS

aaa aplicativo
Foto: Guilherme Viana/Embrapa

Usuários de dispositivos com sistema IOS já podem baixar na AppStore o aplicativo Maquete virtual de ILPF em realidade aumentada. Lançado em dezembro para equipamentos com sistema Android, a ferramenta foi desenvolvida pela Rede ILPF e mostra as diferentes configurações e as etapas de um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.

Para utilizar o aplicativo, é preciso baixa-lo na loja virtual e depois acessar o site www.ilpf.com.br, onde o usuário poderá baixar e imprimir o target necessário para geração da maquete em realidade aumentada.

Ao abrir o aplicativo, o usuário pode interagir escolhendo em um menu as diferentes fases de um sistema de integração. Iniciando em uma pastagem com baixa capacidade de lotação, a ferramenta mostra a evolução da área com o uso da agricultura e posteriormente retornando à pecuária. É possível também incluir árvores no sistema, e acompanhar o crescimento delas, bem como os primeiros desbastes.

Em outro menu, o usuário pode ver as transformações que ocorrem no perfil do solo, o comportamento das raízes de cada componente, a ciclagem de nutrientes e a dinâmica de água e de gases causadores do efeito estufa. Além dos gráficos, o aplicativo traz áudio explicativo em português e em inglês.

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite a união do mundo virtual com o real. Por meio de um marcador, ou target, e um dispositivo móvel com um aplicativo específico, é possível gerar uma imagem virtual e interagir com ela no ambiente real.

Da redação, com Embrapa

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: