Juiz Sérgio Moro determina prisão do ex-presidente Lula

O juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal em Curitiba, determinou no fim da tarde desta quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista deve se apresentar até as 17h desta sexta-feira (6) na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense para começar a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês pela condenação no caso do tríplex do Guarujá, por recebimento de propina da empreitara OAS.
Moro determinou a prisão cerca de 18 horas depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter rejeitado, por 6 votos a 5, o habeas corpus ajuizado pela defesa de Lula para impedir o cumprimento da pena até o trânsito em julgado do processo.
O ex-presidente foi condenado por Moro no segundo semestre do ano passado. Neste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, confirmou a sentença em segunda instância.
Na ordem de prisão, Moro vetou o uso de algemas, em qualquer hipótese, e pede a Lula que se apresente voluntariamente.
“Relativamente ao condenado e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade do cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se, voluntariamente, à Polícia Federal, em Curitiba”, escreveu Moro na ordem de prisão.