Avança na Câmara solução para crédito rural na faixa de fronteira

alceu 26-4
Alceu Moreira, autor do projeto de lei Foto:  Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Uma solução para o problema dos produtores da faixa de fronteira, que têm enfrentado dificuldades em oferecer garantias nos financiamentos em bancos privados de capital estrangeiro, deu mais um importante passo, nesta semana, na Câmara dos Deputados. O projeto do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), que flexibiliza as operações de crédito nas áreas fronteiriças, recebeu novo parecer pela aprovação na Comissão de Constituição e Justiça.

A matéria havia recebido parecer no fim do ano passado, mas o relator pediu a devolução para aprimorar o texto que agora foi reapresentado.

Segundo Alceu Moreira, o modelo da legislação atual, da década de 1970, afugente investimentos, como no caso da Stora Enzo. Hoje, complementou o deputado, os bancos com capital estrangeiro, a maioria à disposição, muitas vezes oferecem melhores condições para os produtores.

A votação na comissão é o último passo antes do projeto seguir para o Senado.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta