DF: Taxistas são contra uso de bermuda no horário de trabalho

taxi-pre-pago-tony-winston-1024x683
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Uma situação incomum na tramitação de um projeto de lei ocorreu esta semana na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi) pediu para que a categoria fosse excluída da proposta que autoriza o uso de bermuda social, durante o expediente de trabalho, no serviço de transporte de passageiros da cidade. O pedido foi atendido pelo autor do projeto, deputado Bispo Renato Andrade (PR).

“Taxista precisa andar cada vez mais bem vestido”, disse o presidente do Sinpetaxi, Suéd Sílvio, nessa quinta-feira (10), depois de participar com a diretoria da entidade de reunião com o parlamentar para pedir a exclusão da categoria do Projeto de Lei nº 689/2015. “O deputado Bispo Renato se comprometeu a tirar os taxistas da proposta.”

Por meio de ofício, o sindicato explica ao deputado que os taxistas trabalham com o público, mas no sistema privado. “Os táxis oferecem um padrão de conforto mais elevado. Nos dias quentes e áridos, tão familiares aos brasilienses, utilizamos o ar condicionado praticamente em tempo integral, desligando somente a pedido do cliente.”

No documento, o Sinpetaxi lembra ainda que a categoria frequenta locais comerciais e executivos para apoiar os passageiros nas mais diversas atividades, como auxiliar de locomoção ou carregar bagagens. “É preciso que estejamos com vestes adequadas para frequentar esses ambientes”, observa a entidade, no ofício ao parlamentar.

O Sinpetaxi ressalta ainda que a categoria enfrenta “uma concorrência desleal dos aplicativos, que oferecem um serviço de luxo, semelhante ao dos táxis”.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: