Região do Entorno do DF é ampliada e contará com 34 municípios

senador helio jose 22 5
Senador Hélio José, relator do projeto –  Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (22) a inclusão de 12 municípios à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O texto, que contou com o apoio de 64 senadores e apenas um voto contra, segue agora para sanção presidencial, pois já foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

Atualmente composta por 22 municípios, a região do Entorno será ampliada para contar com mais dez cidades goianas e duas mineiras. São elas: Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício, além de Arinos e Cabeceira Grande, em Minas Gerais.

Durante a tramitação, o relator do texto, senador Hélio José (PROS-DF), disse que as deficiências de infraestrutura das cidades próximas a Brasília, que registram problemas socioeconômicos, são motivadas pelo fato de a região ser dependente da “força econômica do DF”.

“A ampliação da Ride permitirá desenvolver ações governamentais e viabilizar soluções para os diversos problemas que necessitam da atuação conjunta, buscando promover uma redução das diferenças socioeconômicas em toda a região atendida. Portanto, considero a proposição meritória”, afirmou o parlamentar, em seu parecer.

Da Agência Brasil

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta