Embrapa lança livro de receitas de soja para diabéticos

 

livro diabete 13

A Embrapa Soja lança o livro Orientações e receitas com soja para uma alimentação adequada aos diabéticos, nesta quarta-feira (13), às 16h30, durante o Congresso Brasileiro de Soja, que começou na segunda (11) e vai até quinta (14), no Centro de Convenções de Goiânia. De acordo com a autora, Vera de Toledo Benassi, também pesquisadora da Embrapa Soja, a publicação reúne informações sobre a doença e dá ênfase à culinária voltada para a prevenção e/ou controle do diabetes.

O livro reúne 48 receitas para o dia a dia, como saladas, sopas, pratos salgados, pães, bolos e massas. As receitas privilegiam o uso de ingredientes saudáveis, incluindo a soja e seus derivados. “Esta publicação apresenta receitas à base de soja direcionadas aos diabéticos, mas que podem interessar a qualquer indivíduo que deseje reduzir a ingestão de açúcares e de outros carboidratos”, explica a autora. “Oferecemos informações e receitas para tornar a dieta mais nutritiva, saudável e segura, visando a manutenção do peso e das condições de saúde”, ressalta.

Atualmente, o diabetes mellitus (DM) configura-se como um problema de saúde pública, em nível mundial, tanto nos países desenvolvidos quanto nos que estão em desenvolvimento.  Um estudo publicado na revista científica Lancet, em abril de 2016, informava que o número de adultos com diabetes era de aproximadamente 422 milhões de casos.

No Brasil, a pesquisa Vigitel 2016 realizou entrevistas telefônicas com mais de 53 mil pessoas, no Distrito Federal e em todas as capitais brasileiras e seus resultados reforçam a tendência do crescimento de portadores de DM no Brasil. A prevalência passou de 5,5% em 2006, para 8,9% em 2016, um aumento de 61,8% na última década. Ao mesmo tempo, a pesquisa mostrou aumento da prevalência da obesidade em todas as faixas etárias.

Além das questões genéticas, a autora atribui a incidência e a prevalência do diabetes ao envelhecimento populacional, ao estilo de vida atual caracterizado por inatividade física e hábitos alimentares que predispõem ao acúmulo de gordura corporal. “A obesidade apresenta papel chave no desenvolvimento da resistência à insulina e por isso é o fator de risco mais importante a ser considerado”, destaca. “Sendo uma condição permanente, os pacientes com diabetes devem lidar com o problema não só por meio de medicação, mas também observando  controle alimentar e um estilo de vida saudável”, diz.

Para aumentar a presença da soja na mesa do brasileiro, há 30 anos a Embrapa Soja vem desenvolvendo atividades para divulgar o valor do grão, como importante fonte proteica para alimentação, e seu impacto positivo na manutenção da saúde humana. “No caso específico do diabetes, a inclusão da soja na dieta ajuda a controlar o índice glicêmico das refeições, além da elevação da qualidade nutricional e dos benefícios advindos de seus compostos funcionais”, explica a autora.

Da redação, com Embrapa Soja

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: