Anater promove curso para extensionistas da Emater-MG

 

anater curso mg projeto
Foto: Anater/Divulgação

 A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) começou nesta segunda-feira (18) o curso de formação para os extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) que atuarão no programa de fortalecimento da Ater nos perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba. O curso vai até sexta (22) e está sendo realizado na sede da Emater, em Nova Porteirinha (MG).

Lançado no dia 8 de junho, o projeto tem como objetivo implementar ações que promovam a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, contribuindo para o enfrentamento da situação de vulnerabilidade econômica e social nos dois perímetros.

O governo federal está investindo R$ 2.487.659,00 na execução do projeto. Serão beneficiados 800 agricultores familiares: 600 no Perímetro Irrigado do Jaíba e 200 no Perímetro Irrigado do Gorutuba. Eles receberão acompanhamento técnico no período de junho de 2018 a dezembro de 2020.

Os agricultores familiares serão beneficiados com ações que vão assegurar oportunidades de integração econômica e social por meio da Ater, apoio à capacitação tecnológica e gerencial em bases sustentáveis, extrativismo e organização comunitária, com vistas a promover novas alternativas de mercado e agregação de valor à produção.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, ex-gerente da Emater, em Janaúba, destaca a importância da iniciativa para a manutenção do serviço de assistência técnica. “Os dois projetos são muito importantes para a economia sustentável do norte de Minas. Essa parceria vai garantir que o serviço de assistência técnica não sofra uma descontinuidade e a tendência é que o número de famílias assistidas seja ampliado.”

O secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac, assinala que o projeto é a retomada da assistência técnica para os agricultores familiares dos dois projetos. “O crescimento do país passa pela agricultura familiar. Quando o agricultor recebe assistência técnica, aumenta em até quatro vezes a produção. A parceria da Sead com a Anater está possibilitando beneficiar os agricultores familiares dos dois perímetros, contribuindo para potencializar ainda mais a produção dos projetos, cuja qualidade já se destaca, inclusive, no mercado internacional.”

Para o presidente da Emater-MG e vice-presidente da Asbraer, Glenio Martins de Lima Mariano, “a parceria entre Anater e Emater-MG para o trabalho em Jaíba e Gorutuba beneficia regiões com produção irrigada que geram muitos empregos, promovem desenvolvimento local e servem de modelo, especialmente para fruticultura, em todo estado de Minas Gerais. Esse projeto exige assistência técnica muito especializada.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: