Justiça suspende lei que proibia produção e venda de foie gras em BH

pate foie gras
Foto: Pixabay/CCO Creative Commons

Do G1

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) considerou inconstitucional a Lei Municipal 11.008/2016 que proibia a produção e venda de foie gras – patê de fígado de ganso ou pato – nos estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte.

A ação foi impetrada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) em março de 2017. Ela foi julgada em fevereiro deste ano, mas o resultado só foi divulgado neste mês.

Na decisão, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel disse que a Câmara Municipal de Belo Horizonte não tem competência para legislar sobre produção e consumo, que é de competência da União e dos estados.

A lei havia sido sancionada pelo então prefeito Marcio Lacerda (PSB). O vereador autor da proposta, Lúcio Bocão (PP), havia argumentado na época que o patê de fígado de ganso é produzido a partir de técnicas que sujeitam os animais a situações de dor e crueldade extremas.

De acordo com o TJMG, não houve recurso da decisão e o processo transitou em julgado em junho deste ano. Porém, a Câmara Municipal de Belo Horizonte informou que ainda não foi notificada da decisão.

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: