Embrapa discute pastagens e cheias em Mato Grosso

evento mt pantanal

Critérios sustentáveis para o uso de pastagens exóticas no Pantanal e o GeoHidro-Pantanal – um sistema de monitoramento e previsão de cheias no bioma – serão os temas abordados durante palestras ministradas por pesquisadores da Embrapa Pantanal na 5ª Semana Agronômica de Cáceres (Semac) e no 3º Workshop de Ciências Agrárias da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os dois eventos ocorrem de 7 a 11 de agosto em Cáceres (MT).

Conhecer a dinâmica das inundações pantaneiras é de grande importância para quem mora e trabalha na região. Populações ribeirinhas, tradicionais e produtores rurais podem ser impactados pelas mudanças anuais no ambiente pantaneiro e o conhecimento ajuda a reduzir riscos e perdas. Para tanto, o GeoHidro-Pantanal reúne informações sobre chuva, nível dos rios e áreas inundadas para avaliar os dados em tempo real. Quem discute o tema no evento é o pesquisador Carlos Padovani.

Sobre pastagens, quem conversará com o produtor rural é a pesquisadora Sandra Santos. Ela avaliará técnicas, levantamentos e informações que permitam a aplicação de práticas sustentáveis no bioma – especialmente no que diz respeito à substituição das nativas por exóticas. De acordo com Sandra, é preciso conhecer a paisagem de cada propriedade para avaliar se é necessário e viável substituir, já que muitas regiões as espécies nativas podem ser mais produtivas.

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia e Negócios da unidade de pesquisa, Thiago Coppola, discutir esses assuntos em Mato Grosso favorece a elaboração e prática de ações sustentáveis na pecuária – aliadas ao desenvolvimento da atividade e do bioma como um todo. “Nossa equipe de pesquisa avalia uma grande variedade de assuntos e abordagens para produzir informações que auxiliem o Pantanal, seus moradores e trabalhadores”.

Além das palestras, a Embrapa Pantanal vai contar com um stand, aberto das 8h às 19h, na 52ª ExpoCáceres, para quem quiser tirar dúvidas e conhecer mais sobre outras pesquisas realizadas pela unidade.

Serviço

Participação da Embrapa Pantanal na 5ª Semana Agronômica de Cáceres e 3º Workshop de Ciências Agrárias – 52ª ExpoCáceres

Data: stand – de 7 a 10 de agosto/ palestras – dia 10, sexta-feira

Horário: stand – das 8h às 19h

Palestra “Proposta de critérios sustentáveis para introdução de pastagens exóticas no Pantanal”, com Sandra Santos – 14h30

 

Palestra “Geohidro – Pantanal: monitoramento e previsão das cheias e inundações do Pantanal”, com Carlos Padovani – 16h

Local: Parque de Exposições Dr. José Rodrigues Fontes – Cáceres (MT)

Da Embrapa Pantanal

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: