China quer dobrar comércio agrícola com Japão e Coreia em 10 anos

bandeira china
China pretende aprofundar parceria na área rural com Japão e Coreia – Youtube/Reprodução

A China trabalhará para dobrar seu comércio agrícola com o Japão e a República da Coreia para mais de US$ 30 bilhões nos próximos 10 anos, assinalou o ministro chinês da Agricultura e Assuntos Rurais, Han Changfu, informa neste domingo (11) a agência estatal de notícias chinesa Xinhua.

Han disse que os três países são fortemente complementares em tecnologias, indústrias e mercados agrícolas, acrescentando que devem aprofundar a cooperação em agricultura e desenvolvimento rural, tecnologias agrícolas e comércio agrícola.

Os três países mantêm intercâmbio em políticas agrícolas e controle de doenças animais desde o estabelecimento do mecanismo de cooperação trilateral, disse Han.

O comércio agrícola da China com o Japão e a República da Coreia cresceu estavelmente, atingindo US$ 16,78 bilhões em 2017, o que representa 8,3% do comércio total do país em produtos agrícolas, acrescentou.

Segundo a Xinhua, Han falou sobre o incremento do comércio entre China, Japão e República da Coreia durante a 3ª Reunião Trilateral de Ministros de Agricultura.

Os três países prometeram trocar experiências na integração industrial rural, controle de segurança de produtos agrícolas e inovação de tecnologias agrícolas, para garantir a segurança alimentar na região e impulsionar o desenvolvimento da agricultura poupadora de recursos e amigável com o ambiente.

Os ministros de Agricultura das três partes emitiram também um comunicado conjunto e um memorando sobre a cooperação agrícola trilateral.

Da redação, com Xinhua

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta