Agricultura: Pedro Camargo Neto na equipe de transição de governo

pedro camargo neto 17 11
Pedro Camargo Neto tem experiência nas áreas privada e pública do agro – Youtube/Reprodução

O produtor rural Pedro Camargo Neto, doutor em engenharia de produção e ex-secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), deve fazer parte da equipe de transição do governo Bolsonaro. Pedro Camargo vai auxiliar a futura ministra da Agricultura, deputada Tereza Cristina (DEM-MS), no diagnóstico da pasta e na provável incorporação das áreas de agricultura familiar, pesca e aquicultura e reforma agrária.

Também ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo foi o responsável por articular, em 2002, durante a gestão do então ministro Pratini de Moraes, o contencioso do algodão entre o Brasil e os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC). O Brasil venceu a ação, fazendo com que os EUA indenizassem a cotonicultura nacional em US$ 300 milhões por causa da concessão de subsídios que desequilibravam a concorrência no mercado internacional.

Dias atrás, o ministro Blairo Maggi se reuniu com Tereza Cristina e disse que “as portas do Mapa estavam abertas à equipe de transição de governo”. Ele também indicou o secretário-executivo da pasta, Eumar Novacki, como responsável por conduzir a transição do atual para o futuro governo, que o assume em 1º de janeiro de 2019.

Entre os programas desenvolvidos na gestão de Maggi, estão o Agro+ – voltado à desburocratização e modernização da pasta –, e o selo Agro+ Integridade, que estimula as empresas do setor a implantar ações de compliance.

Na gestão de Maggi também foi lançado o programa de monitoramento inteligente do orçamento, de recomendações de órgãos de controle, multas e pessoal. Outra ação que o Mapa passou a executar foi a distribuição de kits de irrigação por gotejamento, com tecnologia israelense, para produtores rurais.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta