Feriados reduzem ritmo de negócios do café no Brasil

cafe 21 11
Vendedores estão afastados do mercado spot do café- Paulo Lanzetta/Embrapa

Após ter registrado maior liquidez em outubro, as negociações envolvendo os cafés arábica e robusta ocorrem em menor ritmo neste mês. Segundo pesquisadores do Cepea, esse contexto está atrelado às oscilações nos valores externos de ambas as variedades, o que têm afastado vendedores do mercado spot. Além disso, os feriados de novembro (Finados, no dia 2, Proclamação da República, no dia 15, e Consciência Negra, nessa terça, 20) também influenciam o ritmo de negócios.

No caso do robusta, produtores do Espírito Santo consultados pelo Cepea indicam que, até a semana passada, 70% dos grãos da safra 2018/19 haviam sido negociados. Em Rondônia, o volume comercializado chega a 90% – 95% do total colhido.

Quanto ao arábica, a comercialização da safra 2018/19 tem variado de 50% a 80% entre as regiões acompanhadas pelo Cepea. Foram vendidos sobretudo grãos de boa qualidade, visto que o volume de cafés de qualidade inferior foi menor, devido ao clima favorável. Até a última semana, o noroeste do Paraná registrava o maior percentual de arábica comercializado, de 70% a 80%.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta