MT prorroga até 10 de dezembro vacinação contra a febre aftosa

vacinacao aftosa indea 30 11
Produtores ganham mais tempo para vacinar o rebanho bovino – Gov. TO

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) prorrogou até 10 de dezembro a venda da vacina e a imunização contra a febre aftosa nesta segunda fase da campanha nacional. A prorrogação foi pedida pelo setor produtivo em razão do contingenciamento da emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-E), devido ao processo de implantação do novo Datacenter da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A mudança, que começou no último dia 23 e só foi normalizada nessa quinta-feira (29), teve reflexos na comercialização de vacinas contra a aftosa em MT.

Durante a segunda etapa é obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade. Após a imunização do rebanho, o produtor deve fazer a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo para apresentar ao Indea do seu município, junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

O Indea informa que não houve alteração do prazo da segunda fase da campanha para as propriedades localizadas no Baixo Pantanal mato-grossense. A imunização obrigatória de todos os bovinos e bubalinos, de mamando a caducando, deve ser feita até 15 de dezembro. O prazo para comunicar a vacinação ao Indea vai até 17 de dezembro.

Segundo o Indea, a multa para quem deixar de vacinar o rebanho no período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por 30 dias.

Do Indea/MT

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta