Agro brasileiro ganha estratégia para expansão no mercado global

exportacao 23 12 appa
Projeto visa a impulsionar participação do Brasil no comércio internacional – APPA/Divulgação

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a Estratégia para a Abertura e Ampliação de Mercados e a Promoção Internacional do Agronegócio Brasileiro (Esiagro). Trata-se de uma iniciativa voltada a oferecer a empresas privadas, entidades representativas, comunidade acadêmica e público geral informações sobre a situação geral e visão coletiva de futuro do agronegócio brasileiro.

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

“A chancela da Camex à Estratégia Internacional do Agro mostra que o Estado brasileiro tem rumo claro e consistente para levar o nosso agronegócio a ocupar o espaço que ele merece no mundo”, diz o engenheiro agrônomo e fiscal federal agropecuário Odilson Silva, que até sexta-feira (21) foi o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio e deixou o cargo para se aposentar do serviço público.

A Estratégia Internacional do Agro foi coordenada pelo consultor Evandro Brito. Ao longo de mais de um ano, ele ouviu atores públicos e privados em todo o país. Com a visão completa das necessidades do setor e das políticas em andamento, apresentou uma proposta com a visão de futuro de médio e longo prazos – cinco eixos estratégicos, 23 diretrizes e 69 ações – para orientar a atuação governamental do Brasil no comércio internacional do agronegócio.

A publicação do documento pela Camex, na última sexta-feira (21), marca o respaldo institucional à iniciativa liderada pelo Ministério da Agricultura por parte dos demais órgãos públicos relacionados ao comércio exterior. A aprovação do projeto ganha força também por ter sido anunciada no mesmo momento em que o futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que o Itamaraty terá, a partir de 2019, um Departamento de Agronegócio para reforçar as ações de ampliação de mercados para os produtores agropecuários brasileiros.

Clique aqui para acessar o Fórum Virtual do Agronegócio

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta