Bolsonaro demite Vélez e nomeia novo ministro da Educação

O professor Ricardo Vélez não é mais ministro da Educação. Ele foi demitido do cargo nesta segunda-feira (8) pelo presidente Jair Bolsonaro. Em sua conta no Twitter, Bolsonaro anunciou a exoneração de Vélez e, ao mesmo tempo, a indicação do professor Abraham Weintraub para comandar a pasta.
“Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados”, escreveu Bolsonaro.
A gestão de Vélez no Ministério da Educação vinha sendo criticada desde os seus primeiros dias. Os poucos mais de três meses em que ele ficou à frente da pasta foram marcados por polêmicas.
O novo ministro trabalhou no mercado financeiro por mais de 20 anos. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP), Weintraub foi sócio na Quest Investimentos, diretor do Banco Votorantim, membro do comitê de trading da BM&F Bovesp, conselheiro da Ancord e representou o Votorantim em encontros do Fundo Monetário Internacional (FMI).