Abiove projeta aumento da safra de soja e queda de 2,9% nas exportações

O surto de peste suína africana na China deve reduzir as exportações de soja do Brasil. Projeção da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) aponta queda de 2,9% no volume dos embarques, passando de 70,1 milhões de toneladas para 68,1 mi de t.
Os números foram divulgados nesta segunda-feira (6), em nota, pela gerência de Economia da Abiove. Apesar do recuo das exportações, a produção nacional de soja deve crescer, saindo de 116,9 milhões de t para 117,6 mi de t.
“Com base nos dados de suas associadas, a entidade identifica sinalização de aumento na produção de soja, para 117,6 milhões de toneladas”, informa a nota da Abiove referente à atualização das estatísticas de produção até março deste ano.
Ainda conforme a entidade, a peste suína africana na China afeta a produção local de carne e impacta toda a cadeia global de alimentos.
Para o óleo de soja, há estimativa de aumento de 40% nas exportações, para 700 mil toneladas, em razão do aumento da demanda internacional, especialmente da China. A previsão para o farelo de soja, por sua vez, é de exportação de 16,2 milhões de toneladas.