Abiove projeta aumento da safra de soja e queda de 2,9% nas exportações

soja porto de paranagua ivan bueno appa
Peste suína africana na China impacta mercado global da oleaginosa – Ivan Bueno/Appa

O surto de peste suína africana na China deve reduzir as exportações de soja do Brasil. Projeção da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) aponta queda de 2,9% no volume dos embarques, passando de 70,1 milhões de toneladas para 68,1 mi de t.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (6), em nota, pela gerência de Economia da Abiove. Apesar do recuo das exportações, a produção nacional de soja deve crescer, saindo de 116,9 milhões de t para 117,6 mi de t.

“Com base nos dados de suas associadas, a entidade identifica sinalização de aumento na produção de soja, para 117,6 milhões de toneladas”, informa a nota da Abiove referente à atualização das estatísticas de produção até março deste ano.

Ainda conforme a entidade, a peste suína africana na China afeta a produção local de carne e impacta toda a cadeia global de alimentos.

Para o óleo de soja, há estimativa de aumento de 40% nas exportações, para 700 mil toneladas, em razão do aumento da demanda internacional, especialmente da China. A previsão para o farelo de soja, por sua vez, é de exportação de 16,2 milhões de toneladas.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta