Setor de cana defende manutenção de taxa de importação de etanol dos EUA

alexandre andrade lima feplana reuniao camaras setoriais mapa
Presidentes das câmaras setoriais e temáticas do Mapa apresentam reivindicações – Divulgação

A taxação sobre o etanol importado dos Estados Unidos e a regulação do transporte de cana-de-açúcar, a fim de conter a elevação do preço do serviço, foram defendidas pelo setor canavieiro durante a Conferência Nacional das Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa. As duas reivindicações atendem a área agrícola sucroenergética e a indústria.

Os pedidos foram feitos à ministra Tereza Cristina (Agricultura) pelo presidente da Câmara da Cadeia Produtiva do Açúcar e Etanol do Mapa e da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima.

Segundo ele, a taxação de 20% sobre a importação do etanol dos EUA é fundamental para o setor de açúcar e álcool. “A taxa precisa ser mantida para evitar concorrência desleal com o combustível nacional.’’ Alexandre Lima enfatizou que o produto nacional não é subsidiado, como o norte-americano.

Durante a reunião, nessa segunda-feira (3), em Brasília, Alexandre Lima também falou sobre a necessidade de regulação do preço do transporte de cana. O produtor, informou, enfrenta hoje um aumento do custo de produção de cerca de R$ 5 por tonelada de cana devido à elevação do valor do frete.

O presidente da câmara setorial e da Feplana quer que o governo federal crie uma resolução do Contran para corrigir essa situação.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: