Agro: Queimadas na Amazônia provocam suspensão de exportações de couro brasileiro

boicote brasil facebook

As queimadas na Amazônia já estão prejudicando o comércio exterior do agronegócio brasileiro. O setor de couro, por exemplo, informou em mensagem enviada ao deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) estar enfrentando “sérios problemas” na exportação do produto, já que várias marcas globais cancelaram a compra de couros.

Segundo a colunista Giane Guerra, do site GaúchaZH, do Rio Grande do Sul, o presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, José Fernando Bello, relatou ao parlamentar gaúcho a suspensão de compra de produtos brasileiros, até mesmo insumos, por marcas de atuação global.

Na mensagem, conforme a colunista, Bello citou a Timberland, tradicional marca norte-americana de roupas e calçados de aventura, como uma das empresas que cancelaram importações.

À colunista do site, Jerônimo ressaltou que o problema do couro se estende aos frigoríficos. Isso porque a venda do produto à indústria calçadista é uma fonte de renda.

O deputado disse que está reunindo os relatos para entregar à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta quarta-feira (28), durante sua visita à Expointer.

O temor de retaliação aos produtos brasileiros, especialmente os do agronegócio, também é manifestado por empresários de outros setores e do próprio agro. Recentemente, o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi manifestou sua preocupação com uma possível retaliação dos mercados importadores à cadeia agropecuária – a mais exitosa da economia do país nas últimas quatro décadas – por causa das queimadas na Amazônia.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: