Ministra lidera missão ao Oriente Médio em busca da ampliação de mercados

tereza cristina alceu moreira montagem 9 9 19
Tereza Cristina e Alceu Moreira querem intensificar vendas para países árabes – Fotos:Câmara 

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lidera a missão que viaja nesta quarta-feira (11) para o Oriente Médio, onde manterá encontros bilaterais com autoridades da Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Egito até o próximo dia 22. Embora a agenda seja comercial, visando ampliar mercados para os produtos agropecuários brasileiros, Tereza Cristina não se furtará a prestar esclarecimentos sobre a sustentabilidade do agro nacional e seu compromisso com a proteção ao meio ambiente.

“A agenda é antes de tudo comercial, mas trataremos de todos os outros temas, sempre que for necessário [dar esclarecimentos às autoridades e importadores desses mercados]”, informou ao AGROemDIA o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), que fará parte da delegação liderada por Tereza Cristina.

O objetivo da visita a esses países, segundo convite enviado no fim de agosto pelo Mapa a empresários do setor agropecuário, “é estabelecer condições para abrir, intensificar e diversificar as pautas de exportações dos produtos do agronegócio brasileiro e apresentar oportunidades de investimentos no Brasil”.

Além incrementar as vendas de carnes, o Brasil tem interesse em ampliar os embarques de produtos que hoje têm pequena participação na pauta de exportações para o Oriente Médio. Entre eles, algodão, cacau e frutas secas ou frescas, como goiaba, manga e limão. O arroz também constará das tratativas com as autoridades da Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes e Egito, de acordo com Alceu Moreira.

Hoje, a relação comercial do Brasil com países árabes movimenta US$ 20 bilhões, dos quais cerca de 70% provenientes de produtos agropecuários, informou a Tereza Cristina em recente reunião na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em São Paulo.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: