CNA: Alimentação em domicílio puxa deflação em setembro

supermercado alimentacao compras abr
Foto: Agência Brasil

Os preços dos alimentos consumidos em domicílio caíram pelo quinto mês consecutivo e foram os principais responsáveis pela deflação de setembro, de -0,04%, o menor patamar desde 1998, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira 9 o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro. O grupo de alimentação e bebidas teve recuo de -0,43%, sendo o que mais impactou na deflação (0,11 pontos percentuais).

Segundo a CNA, o resultado foi puxado principalmente pela alimentação em domicílio, que caiu -0,70% em setembro. AS maiores quedas foram as do tomate (-16,17%), cebola (9,89%), batata inglesa (-8,42%) e frutas (-1,79%).

A alimentação em domicílio tem um peso de 2/3 dentro do grupo “Alimentação e Bebidas”, que é analisado no IPCA.

Da CNA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: