AgropecuáriaNotícias do dia

Safra de grãos 2019/20 deve alcançar novo recorde: 246 milhões de toneladas

lavoura maquina campo gov pr 13 11 19
Foto: Gov. do Paraná

A safra brasileira de grãos 2019/20 deve registrar novo recorde, de 246,4 milhões de toneladas, aumento de 1,8%, ou 4,3 milhões de t, em relação ao ciclo 2018/19. Os números constam do 2º levantamento da produção agrícola, divulgado nesta quarta-feira 13 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa de campo, realizada entre 28 de outubro e o dia 1º deste mês, foi feita com mais de 900 informantes em todo o país.

Segundo a Conab, a intenção de plantio sinaliza uma variação positiva de 1,4% quando comparado à área da última safra, chegando a 64,1 milhões de hectares.

A área a ser semeada com soja, por exemplo, aponta para um crescimento de 2,3% em relação à safra passada. O plantio no Brasil atinge 56% da área. A produção está estimada em 120,9 milhões de toneladas, mesmo com os problemas climáticos que atrasaram a semeadura em Mato Grosso do Sul.

Já o milho 1ª safra, que nos últimos levantamentos perdia espaço para a soja, mostrou aumento de área e alcançou 4,1 milhões de hectares. A produção pode chegar a 26,3 milhões de toneladas, 2,4% superior à temporada 2018/19. As condições das lavouras no RS e PR estão boas. A partir de janeiro, começa o plantio da 2ª safra do cereal, que representa mais de 70% da produção de milho no país.

O algodão, cuja janela de plantio começa no final deste mês, mantém a projeção de crescimento tanto em área, alcançando mais de 1,6 milhão de hectares, quanto no volume total esperado, podendo chegar a 2,7 milhões de toneladas de pluma. O produtor segue apostando na demanda externa pela pluma brasileira. Em outubro, o Brasil exportou o maior volume mensal da história: 279 mil t de pluma.

Para o feijão 1ª safra, a estimativa é de redução da área, devendo ficar em 917,8 mil hectares. Ainda assim, a perspectiva é de produção superior ao ciclo passado, podendo chegar a mais de 1 milhão de toneladas. Com o atraso das chuvas e a opção por culturas mais rentáveis, o produtor também prefere investir na 2º safra, para garantir uma colheita com maior qualidade.

O arroz deve ter redução de 1,8% na área cultivada. Apesar do atraso no plantio, em função do excesso de chuvas no RS e SC, a produção deverá ser 0,2% maior que a safra passada, chegando a 10,5 milhões de toneladas.

O clima, especialmente na Região Sul, tem prejudicado a conclusão da colheita dos cereais de inverno. O trigo, por exemplo, deve apresentar redução de 2,8% na produção final, alcançando 5,3 milhões de toneladas. No entanto, outras culturas, como aveia branca, centeio e cevada, devem ter aumento no volume em comparação ao ano anterior.

Confira aqui o Boletim de Grãos de Novembro 2019.

Da Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading