Cepea: Disponibilidade interna de arroz em casca deve ser a menor em 35 anos

arroz em casca 5 3 19 irga rs
Foto: Irga/RS

O cenário de oferta e demanda de arroz no Brasil sinaliza para a menor disponibilidade interna observada desde 1984/85, de 12,1 milhão de toneladas, podendo também chegar a um dos mais baixos estoques de passagens, de 437,8 mil toneladas em fev/21, segundo levantamento do Cepea.

Quanto ao consumo interno, segue em queda no Brasil, fator que, a médio prazo, deve pressionar as cotações. De acordo com dados da equipe de Custos Agrícolas do Cepea, em relatório divulgado em set/19, nos últimos dez anos-safras, o patrimônio investido na produção em arroz no RS não foi remunerado.

Assim, para a temporada 2019/20, é esperada a menor área de semeio desde o primeiro registro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), de 1,67 milhão de hectares. Ainda conforme a companhia, dados de dez/19 indicam produção brasileira de 10,52 milhões de toneladas de arroz em casca na 2019/20, 0,6% maior que a da temporada anterior. A produtividade média foi estimada em 6,27 tonelada/ha de arroz em casca, aumento de 1,8% frente à safra 2018/19.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: