CNA/Senar e Mapa debatem ações prioritárias para apoiar produtores do Nordeste

cna senar reuniao agronordeste divulgacao

Foto: CNA/Divulgação

O Sistema CNA/Senar e as federações de Agricultura do Nordeste debateram com a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o planejamento e alinhar as ações prioritárias do programa AgroNordeste.

O programa foi lançado em outubro pelo governo federal para promover o desenvolvimento do Nordeste com assistência técnica e gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A reunião com a ministra e integrantes do Mapa ocorreu nessa quarta-feira 30.

“Essa é uma grande oportunidade para ajudar o produtor e mudar a realidade do meio rural nordestino com tecnologia”, afirmou o presidente da CNA, João Martins. “Vamos tornar o produtor mais eficiente e diminuir a desigualdade na região.”

O programa é voltado para pequenos e médios produtores rurais de municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais. O foco é auxiliá-los a expandir a produção e a comercialização, alcançando novos mercados.

deputado julio cesar pi cna senar divulgacao agronordeste
Foto: CNA/Divulgação

Capacitação de técnicos e mobilização de produtores

Tereza Cristina disse que os produtores rurais do Nordeste precisam de assistência técnica e, por isso, conta com o Senar. “A metodologia de vocês é uma das melhores que existe. Eu quero ver aquelas pessoas com assistência técnica e renda”.

O Senar está mobilizando produtores rurais e capacitando técnicos de campo para iniciar a assistência técnica e gerencial nas propriedades rurais.

“Já temos produtores mobilizados nas cadeias e técnicos de campo credenciados para começar. Estamos prontos para iniciar a assistência técnica e implantar controle gerencial em 100% das propriedades atendidas”, destacou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

daniel carrara 30 01 2020 diretor geral do senar divulgacao
Foto: CNA/Divulgação

Os presidentes das federações da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, do Ceará (Faec), Flávio Saboya, de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira, da Paraíba (Faepa), Mário Borba, do Piauí (Faepi), Júlio César, de Sergipe (Faese), Ivan Sobral, de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, e do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Neto, representando o presidente da Federação de Minas Gerais (Faemg), também participaram da reunião.

Da CNA/Senar

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta