Indígenas do Maranhão pedem ao Mapa apoio para projetos agrícolas

inidigenas maranhao nabhan garcia _ guilherme martimon mapa
Foto: Guilherme Martimon/Mapa

Um grupo de 50 líderes da etnia guajajara de Barra do Corda (MA) participou de reunião na Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (Seaf), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os indígenas pediram, nesta sexta-feira (31), apoio para desenvolver projetos de agricultura em aldeias do Maranhão.

Segundo documento assinado pela presidente da Casa Cultural Indígena, Leidinalva Pompeu da Silva, as comunidades indígenas têm na sua cultura as atividades de agricultura familiar e pesca artesanal. Para eles, a agricultura poderá garantir às comunidades segurança alimentar e geração de renda.

O grupo foi recebido pelo secretário especial de Assuntos Fundiários do Mapa, Nabhan Garcia, juntamente com os assessores da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nabhan informou que a produção em terras indígenas está em debate no Congresso Nacional, mas disse que o governo vai organizar uma delegação de várias áreas para avaliar as propostas do grupo. Além da questão agrícola, os indígenas pediram apoio para implantação de agroindústria, de projeto cultural, de ecoturismo, de cooperativa, de cisternas e infraestrutura nas aldeias de Barra do Corda.

Do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: