Apesar do avanço da colheita, preços da soja se mantêm firmes

soja graos colheitadeira embrapa
Foto: Embrapa

Com o avança da colheita da soja, as exportações apresentam menor ritmo. Ainda assim, pesquisas do Cepea apontam que os valores domésticos do grão e dos derivados registram pequenas altas. A sustentação vem do elevado patamar do dólar, que aumenta a paridade de exportação (em reais), apesar da pressão sobre os preços FOB portos. No mercado internacional, as primeiras estimativas sobre a safra 2020/21 apontam recuperação da área da oleaginosa.

No campo, o clima no Sul e no Centro-Oeste do país permite que a colheita de soja e o semeio de milho ocorram de forma acelerada. Em algumas regiões de Mato Grosso e de Goiás, contudo, chuvas mais intensas preocupam produtores consultados pelo Cepea que estão com as lavouras prontas para colheita.

Entre 14 e 21 de fevereiro, os Indicadores ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá (PR) e CEPEA/ESALQ Paraná subiram 0,25% e 1,4%, respectivamente, fechando a R$ 88,80/sc de 60 kg e a R$ 81,64/sc.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta