Mapa apreende 1,2 mil litros de fertilizantes e 630 quilos de agrotóxicos falsificados

Foto: EBC

Uma ação de fiscalização no município de Petrolina (PE) para averiguar a origem de agrotóxicos comercializados aos produtores rurais da região resultou na apreensão de 630 quilos de agrotóxicos falsificados e 1,2 mil litros de fertilizantes fraudados.

A ação partiu de suspeita do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA/MG) comunicada ao Mapa. Em abordagem, o motorista de um caminhão demonstrou inquietação e preocupação ao ser parado no posto fiscal. A princípio, a única irregularidade seria a falta de sinalização do veículo por transportar agrotóxicos, mas, ao apresentar a nota fiscal da carga, a Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais averiguou se tratar de uma nota fiscal fraudada.

A partir de então, foi montada uma operação de inteligência pela Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa, junto com as superintendências federais de Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, o IMA/MG e as empresas que registraram os produtos, que auxiliaram na identificação dos lotes.

No destino do caminhão, foram encontrados 630 quilos de agrotóxicos fraudados. O comerciante que comprou o produto teve sua mercadoria apreendida e responderá a processo administrativo.

No local, foram encontrados 1.200 litros de fertilizantes fraudados. Alguns não tinham registro no Mapa. O comerciante também estava vendendo fertilizantes vencidos.

Em nota, o Mapa informa que os agrotóxicos e fertilizantes fraudados apreendidos deverão ser incinerados após apuração das responsabilidades. O comerciante ainda responderá na Justiça por interceptação de produto falsificado e corresponsabilidade em crime ao meio ambiente e ao consumidor.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta